O ESSENCIAL NA ALFABETIZAÇÃO.
Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem, as práticas de linguagem e as atividades fundamentais em classe.
Para fazer com que as crianças avancem na leitura e na escrita, acredito que é necessário conhecer como as crianças aprendem a ler e escrever e utilizar esse saber para destacar o que elas já dominam e poder planejar uma rotina de atividades coerente, que levem as crianças a refletir tentando ler e escrever por si próprios.
Qual teoria tu estudaste que deu suporte pedagógico para a tua prática e qual a visão simplificada desta?
ResponderExcluirQuando tu afirma que é importante sugerir atividades que propiciem a reflexão sobre a leitura e escrita, está sugerindo o erro construtivo, as hipóteses?
Em pedagogia da autonomia PAULO FREIRE diz que “É a convivência amorosa com seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo, provoca-os a se assumirem enquanto sujeitos sócio-histórico-culturais do ato de conhecer, é que ele pode falar do respeito à dignidade e autonomia do educando."
ResponderExcluirA minha prática é baseada e orientada pelo movimento afetivo que atravessa a teoria, e vai ampliando aos poucas minha prática pedagógica.
O erro construtivo e as hipóteses são muito importantes pois quanto maior for as habilidades e competências adquiridas pelos educando, maiores serão suas possibilidades na busca de conhecimentos, no seu desenvolvimento cognitivo e na aquisição de saberes de um modo geral.