terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Felicidade na escola.
A felicidade na escola esta nos encontros em grupos, nos momentos de aprendizagem e  principalmente nas conquistas coletivas.
O que me faz cultivar a felicidade é propor aos meus alunos atividades que os estimulem a uma maior integração entre eles, principalmente nas aulas de artes durante atividades com música, onde está automaticamente nos faz sentir felizes. Atividades extraclasse e principalmente excursões também são valiosas.
Acredito que essas práticas estimulam ainda mais a criação de um ambiente mais propicio ao bem estar e a aprendizagem, mas tudo isso se estiverem sendo praticadas diariamente.
A tragetória escolar nos marca por toda a vida e procuro que todos os momentos sejam os melhores a mim mesma, a meus colegas e a meus alunos.
Pode se passar anos, mas mesmo assim recordaremos de professores, colegas, das 'artes' e das dificuldades que tivemos durante a vida escolar.
É muito bom ter registrado o maior número desses momentos, apesar que a memória não se apaga.

É importante brincar.
Realizando as últimas atividades de infância e observando meus alunos (fotos) pude perceber  que é com as brincadeiras que a criança desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e além disso aprende a viver em grupo.
Sozinha ou com amigos ela usa todos os recursos que dispõe para explorar o mundo, no entanto percebo que o brincar com outras crianças é muito diferente de brincar sozinho ou com adulto.
Observando meus alunos da EI, percebo que o brinquedo entre duplas ou pequeno grupos possui maior variedade de improviso, desenvolve melhor a criatividade e a estratégia de negociação.Além disso o brincar permite que a criança explore e elabore diversas situações.
FREUD (1908) ressalta a importância do brincar como um meio de expressão da criança.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mais um semestre próximo de se encerrar (...)
Com ele, muitas aprendizagens e também um esgotamento físico e intelectual.
Saber administrar o tempo, tem sido o mais complexo, pois as 40 horas semanais, não são suficiente para 
tantas exigências.
Mas, sabemos que sem esforço não se atinge nenhum objetivo, então Foco, Fé e Força... continuam sendo fundamentais.

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...