Novas descobertas!
Com meus alunos do 5° ano estou trabalhando medidas de
comprimento e dando início ao estudo dos centímetros e décimos. Para dar início
a esse trabalho apresentei o centímetro e seguindo apresentei o décimo, pedi
aos alunos que medissem com régua objetos pequenos como o estojo, caderno, lápis.
Pedi aos alunos que medissem utilizando barbante seus
colegas, em seguida pedi aos alunos que encontrassem quanto equivale à medida
encontrada em centímetros e decímetros.
Uma outra adaptação que fiz foi pedir aos meus alunos que fizessem a medição dos colegas com uma “cobra” de papel de 100 centímetros (1 metro). Também utilizaram a cobra para medir os palmos, pés e dedos indicadores - segue fotos.
Uma outra adaptação que fiz foi pedir aos meus alunos que fizessem a medição dos colegas com uma “cobra” de papel de 100 centímetros (1 metro). Também utilizaram a cobra para medir os palmos, pés e dedos indicadores - segue fotos.
Todas as atividades realizadas sobre esse tema até o momento
foram um sucesso. Todos participaram e se demonstraram interessados pelo novo
conteúdo.
Olá, Diuli. Com certeza deve ter sido uma festa a medição. Um ambiente descontraído, porém focado, com tarefas bem orientadas têm tudo para dar certo. O que, exatamente, tu querias alcançar com essa atividade? Como foi o registro? Que critérios de avaliação tu utilizastes para saber se houve a aprendizagem?
ResponderExcluirSim,foi sucesso total. Realizei essa atividade pois era o inicio da matéria Medidas de comprimento, queria que eles conhecessem concretamente o que era 1 metro, sem utilizar o metro comum. Para registrar eles fizeram uma exposição da "cobra" e das medidas que tiraram de si próprios com cordão. Para saber se ouve aprendizagem os indaguei e pedi que tirassem medidas de outros objetos como porta e janelas da nossa sala de aula.
ResponderExcluir