quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Garimpando informações sobre Cidreira.

Durante a pesquisa para a construção do portfólio pedido  na semana 7, lembrei-me do meu último ano no EF, quando um professor pediu um trabalho com documentos, fotos e cartazes sobre o  município de Cidreira.
Procurando em minha gaveta de fotos encontrei diversas fotos que tirei na época, de pontos importantes e turísticos de Cidreira, que fizeram e fazem parte da construção da história do município.
Essas fotos não contém nada de enigmático e efeitos encantadores, foram tiradas em máquina fotográficas aquelas que tinham filmes. No entanto, foram feitas por adolescentes, que naquele momento foram capazes de enxergar o mundo de forma autêntica.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A poesia no ensino de história.
Acredito que ter contato, compreender e entender a poesia pode trazer diversos benefícios para os estudantes, mesmo muito professores não achando isso importante, no ensino de história isso é muito significante.
Durante um garimpo na biblioteca da escola, onde buscava livros que pudessem despertar o interesse dos meus alunos pela leitura, encontrei um livro de poesias "POESIAS DE CIDREIRA", com textos escritos pelos alunos da rede municipal de Cidreira.
Me encantei, levei os exemplares para a sala e estimulei os alunos a lerem e se encantarem com textos, poesias sobre nossa cidade escritas por alunos, estudantes assim como eles.
Ao lerem as poesias, conheceram um pouco mais sobre a história da nossa cidade - Cidreira, começaram a expor o que já conheciam, e o que descobriram através das poesias utilizando termos recém lidos e com isso, começaram buscar escrever e falar melhor.

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...