quinta-feira, 27 de abril de 2017

Mudanças causam sentimentos inesperados, podem causar dor e felicidade. Por vezes observamos nossos alunos, não sabendo como ajuda-lo deixamos ‘para lá’.
Outras vezes observamos nossos familiares, amigos com problemas e até mesmo nos momentos de realizações e ganhos e também deixamos ‘para lá’.
Por vezes nós somos reflexões, somos problemas, somos a solução, somos os ganhos, as percas e as realizações, por isso é preciso cuidado para não nos deixarmos ‘para lá’.
"Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer" (MATURANA; VARELA, 2002, p. 31).
O futuro depende de nós, do nosso agir na vida. Hoje mais reflexiva percebo que muitos assuntos, problemas, soluções e novas formas de aprendizagem foram deixadas ‘para lá’, no entanto a VIDA É AGORA.
Foto: http://www.pictaram.com/media/1284452849664667523_449872536


Acredito que um professor reflexivo é aquele que adquire seu conhecimento a partir de sua prática, ou seja, que consegue refletir e aprender com suas ações e assim usa seu conhecimento para solucionar diferentes questões.
Para ser um professor reflexivo também é preciso, analisar a prática com uma teoria, pois a aprendizagem acontece individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação, na interação, tudo isso baseado na reflexão.
De acordo com Alarcão “não basta ser reflexivo individualmente - o que pode levar a sentimentos de frustração e solidão”. Os devem criar um  espírito  de colaboração  real,  orientado  por  um  objetivo comum:  a  melhoria  da  Educação.
Minha pratica reflexiva não é fonte teórica única, o conhecimento teórico influencia a prática. Prática e teoria não são individuais e únicos, andam lado a lado. A teoria renova a realização das práticas e é essencial para a construção de novos conhecimentos.
Professor que reflete baseado em teorias e nas práticas estará sempre em mudança, não será o mesmo.

Foto: https://www.youtube.com/watch?v=9tXR-X1Tk24

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eu sou uma peça.

Assisti aos filmes “Minha mãe é uma peça 1 e 2”, em um dos filmes dona Hermínia sai de casa e deixando os filhos Juliano e Marcelina sozinhos em casa, eles se desesperam, pois não conseguem nem se alimentar sem ela. Já no segundo filme são eles que vão embora e isso deixa Hermínia triste e desolada.

Minha mãe resolveu fazer uma viagem por 7 dias, e ficarei, estou sozinha em casa, posso afirmar que a sensação não é boa não, muitas tarefas a fazer e ninguém e ninguém para repartir elas comigo.
Estou como? Com o ninho de “filha” vazio. Me sentindo uma peça sem encaixe.
Segundo Maturana (2001, p.43), qualquer relação social depende de assumirmos as capacidades do outro envolvido nessa relação, e se isso não ocorrer, essa relação deixará de ser social.
Por isso, uma aprendizagem que a “Psicologia da vida adulta” vai deixar, é que a separação causa dor e que a adaptação a uma nova forma de viver e agir necessita de muita coragem e amor. Pois não será apenas um lado que irá sofrer com  a mudança, ambos irão se envolver nessa mudança de relação social, se colocarem-se no lugar do outro perceberão que muitas outras capacidades novas irão aparecer.

Foto: Facebook/Minha Mãe é Uma Peça - O Filme/Reprodução

quinta-feira, 6 de abril de 2017

PPA em Ação.

Trabalhar com os Projetos de Aprendizagem é ter uma atitude de abertura e não de fechamento para a educação de nossos alunos, educação esta, que precisa quebrar barreiras num mundo em constante transformação. 
Este tipo de projeto envolve o interesso dos alunos, estimula o desafio a pesquisa, incentiva a entrevista, a observação a exposição e exige a revisão, a reescrita e o aperfeiçoamento.
Durante a primeira aula de PPA, com as explicações da professora Aline Hernandez, pude perceber que ao planejar um PPA, me torno um professor pesquisador, unido aos alunos e formando uma atitude de aceitação daquilo que se acha relevante. Percebendo e compreendendo as diferentes alternativas, pois cada um de nós somos quem decidimos, construímos nosso próprio caminho.
Como professora, acredito que isso, essa forma de planejar o conteúdo de aprendizagem, possibilita ao aluno, não apenas o se inserir no mundo, mas transforma-lo. Além de propor a ambos professor e aluno asas para voar cada vez mais alto em direção ao nosso processo de humanização.


VOLTANDO COM TUDO!


Ao iniciar o EIXO V, percebo que meu empenho e algumas explicações e sugestões de concretização de atividades deixaram a desejar durante o EIXO IV. No entanto como estamos num mundo em permanente evolução, onde o incerto, o imprevisto e a mudança estão cada vez mais em destaque, percebo que o PEAD está empenhado em assegurar a capacidade de inserção de nós alunos neste contexto de aprendizagem a distancia.
Tem me levado como aluna e professora, a desenvolver novos estilos de comportamentos, criticar, questionar e aprender de forma mais significativa. 
Ao receber o cronograma do EIXO V, percebi que as atividades de todas as disciplinas serão voltadas a nos preparar para compreender que, acima do individual, deve prevalecer o coletivo.
Seja bem vindo, EIXO V! 

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...