sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Os protagonistas somos nós.

Optei pela  Pedagogia EaD porque me permite conciliar os estudos  e minhas  atividades profissionais.
Ao iniciar o curso pensava que era um curso menos exigente que o presencial,  um curso em que o estudante ficava diante da tela do computador... precisei rever meus conceitos e opiniões.
Essa é  última postagem do EIXO VI, e hoje vejo o tão importante que a Pedagogia EaD é,  ela forma verdadeiros professores e proporciona a nós estudantes a vivência da sala de aula em diferentes papéis,  como aluno e professor (a).
Minha experiência tem sido ótima.  Estou desenvolvendo o interesse pela leitura e pesquisa,  melhorei minha escrita e também estou aprendendo a lidar com situações pedagógicas que parecem complexas.
Com tudo, compreendi que é muito importante a articulação entre aluno, professor e tutor, seja ela pela plataforma virtual ou nos encontros presenciais, nós somos os protagonistas da aprendizagem, pois juntos, fazemos atividades,  esclarecemos dúvidas,  discutimos sobre situações problemas e dasafios do dia a dia.

Educação Infantil X Ler e Escrever

Ao realizar nossa última reunião pedagógica, na escola de EI onde atuo como professora de um Pré A, uma dúvida principalmente entre as professoras do Pré B surgiu, pois algumas crianças, de  uma das turmas já sabem ler e escrever.
Será que a criança deve sair da Educação Infantil lendo?
Depois de diálogos e discussões chegamos a um consenso de que a apeendizagem de leitura é um processo contínuo, que se inicia antes mesmo da escolarização e prossegue por toda a vida.
"Nascer é ingressar em um mundo onde se é obrigado a aprender" (Charlot, 2000, p.84).
No entanto  com esses diálogos ficou claro para mim que,  o trabalho com a língua escrita pode e deve começar na EI, através de práticas pedagógicas, voltadas a aprendizagem de leitura através de situações e experiências diversificadas.
Cabe a nós professores,  dar início ao contato dos pequenos com o mundo dos livros,  envolver as crianças em rodas de leituras, cotação de histórias,  mostra literária,  cantinho da leitura, entre outras coisas.
Pois ao realizar essas atividades,  estaremos dando condições para que alguns dos alunos saiam dessa etapa da educação sabendo ler e escrever.

Palavra final.

Essa semana foi o momento de analisar avaliações, anotações feitas por mim sobre os alunos e ver se todos os objetivos traçados durante o ano letivo foram alcançados - escrever um parecer descritivo não é nada fácil.
Minha turma de 4° ano, sempre foi assídua e participativa,  mas ao final do primeiro semestre alguns não tinham alcançado os objetivos traçados para eles. Acompanharam as aulas e receberam apoio pedagógico mas ainda assim pouco avançaram.
Mas, acreditei no potencial deles, não acreditei que estava tudo perdido e persisti nos alunos que apresentavam mais dificuldades,  considerando que eles coseguiriam se recuperar,  pois, algumas pessoas podem levar mais tempo do que outras para completar os mesmos conhecimentos.
Os que apresentavam mais dificuldades foram encaminhados ao reforço,  estimulados a estudar mais,  ato esse que de acordo com Paulo Freire"... é um trabalho difícil e que exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a".
Coube a mim, professora, realizar todos os esforços para cada um aprender até aqui,  o final do segundo semestre. Muitos , ao contrário do semestre passado,  alcançaram os objetivos traçados e cinco tiveram baixo rendimento.
Apesar de não ser fácil escrever um parecer, agora sim, uma palavra final pode ser dada.

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...