terça-feira, 10 de maio de 2016

A magia da leitura - Parte I
Para começar a estimulação da leitura com meus alunos do 5° ano, apresentei a eles uma imagem pintada por Rob Gonsales de uma biblioteca e a partir daí começamos a trabalhar oralmente a leitura de imagem.
Observamos o lugar retratado na pintura e fiz indagações como: Que lugar é esse? Como você imagina o prédio onde fica esse lugar?
Depois de diversas respostas dadas, os estimulei perguntando a eles se gostam de ler, o que leem, de que livros gostaram mais, se costumam ir a biblioteca retirar livros, se leem sozinhos ou em família,etc.
Desenvolvi todas essas atividades oralmente, e eles adoraram pois foi um momento de muito diálogo.
Planejei mais duas partes para essa introdução da leitura, a segunda, será uma visita a Busoteca Municipal (livraria dentro de um ônibus) e a terceira, a confecção de um Jornal Mural.
Rumo a fazer um 5° ano de leitores...

terça-feira, 3 de maio de 2016

"SOM, é tudo que soa!"
Ao nascer já nos deparamos com diversos sons, e notamos, com o passar do tempo que todos esses sons nos trazem aprendizagens e interações.
A fala , o vento soprando, o barulho do mar, a panela de pressão no fogo, o miar do gato, entre outros sons fazem parte da nossa integração com o mundo, é dai que surge a música - onde tudo vira música.
Trabalhar a música na escola é uma necessidade, realizar esse trabalho de forma simples, criativa e alegre é fundamental para o sucesso durante a aprendizagem.
O LIVRO É MEU AMIGO?

A imagem de livros bonito dos desenhos animados - vetor
A leitura em minha vida não é muito comum, acredito que isso não aconteça apenas comigo, mas também com uma grande parte da população brasileira.
SIM O LIVRO É MEU AMIGO!
Reconheço que os livros, a leitura e o conhecimento literatura, são de grande importância na construção do individuo em formação.
No entanto, sei que antes de qualquer ação tenho que me tornar uma leitora, para durante a pratica servir de exemplo aos meus alunos.
Formar leitores não é uma tarefa fácil, pois a leitura deve ser estimulada primeiramente no grupo familiar e em seguida pela escola.
Sem querer, mas já achando desculpas, minha família não possui o habito da leitura e a escola em relação ao estimulo deixou a desejar durante a minha formação, no entanto quero e preciso mudar.
Para fazer parte desse processo, preciso me tornar uma leitora assídua, podendo assim desafiar meus alunos a lerem e reconhecerem os gêneros de sua preferencia.
Acredito que a  leitura de títulos adequados a idade, despertam a magia, a curiosidade e são muito importantes, pois quando descobrimos o que gostamos de ler os livros se tornam os nossos MELHORES AMIGOS! 
RETRÔ

Ao começar a estudar a ludicidade e a educação, tive uma retrospectiva a minha infância, lembrei de como é bom aprender brincando e com prazer.
Acredito que jogar e brincar é uma forma de proporcionar um aprendizado com qualidade.
Durante as séries iniciais, foram utilizados durante a minha alfabetização vários jogos e brincadeiras com o objetivo de fixar conteúdo. O jogo "Lìngua do P", é um que eu adorava.
Acredito que o conhecimento construído através da ludicidade auxilia muito no desenvolvimento da aprendizagem, na minha ajudou e muito, até por que não tive a experiência de frequentar a EI.
Me transformando em criança por alguns segundos, descubro que o brinca é viver. Por isso a ludicidade se torna tão importante para a vida social,afetiva e cognitiva dos alunos.
 Não se esqueça de brincar

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...