DE
IMPROVISO E COM SUCESSO...Bolinhas de papel crepom.
Durante um dia de planejamento
na escola, tive que substituir uma colega que faltou. Nesse dia lecionei a turma do Pré A. Foi minha segunda experiencia em pré escola desde o meu estágio do Curso Normal em 2008. Não tinha nenhuma
atividade extra a disposição então...de improviso, preparei a mesa com vários livros
expostos, os alunos sentaram-se a mesa e realizaram a leitura visual, ou seja,
de imagens dos livros de sua escolha.
Em uma rodinha de
conversa, falamos sobre a história que cada um leu, e que som poderia ter cada
personagem e/ou objeto da história.
Saíram diversos sons,
algum que realmente se remetiam aos objetos, personagens citados,como: CÓ CÓ CÓ pro galo, BUÁ pro choro, e outros
foram criados, como o barulho do rinoceronte “PAAH! PAAH”, quando questionado,
por que deste som, o aluno respondeu, que era por que o rinoceronte é gordo e
quando caminha faz esse barulho.
O mais comentado, foi o
livro ZOO do autor Jesús Gabán, pois é um livro que contém apenas,
imagens de animais e não possui escrita.
Apresentei uma folha de atividades
para eles e pedi que observassem os desenhos (avião, pássaro, sapo, cobra e
peixe), dissessem seus nomes e que som emitiam. Após fizeram bolinhas de crepom
e as colaram na trilha de cada desenho. Com essa atividade foi possível desenvolver
a coordenação e agilidade motora, estimular a noção espacial, gerar sensações e estímulos auditivos.
Apesar do improviso, a
aula foi bem instigante e contagiante, pela reação dos alunos pude perceber que
gostaram. Fiquei muito feliz com o resultado!
Legal Diuli! Uma atividade simples e que pode trabalhar dioversas habilidades. Abçs!
ResponderExcluir