quarta-feira, 29 de junho de 2016

DE IMPROVISO E COM SUCESSO...Bolinhas de papel crepom.

Durante um dia de planejamento na escola, tive que substituir uma colega que faltou. Nesse dia lecionei a turma do Pré A. Foi minha segunda experiencia em pré escola desde o meu estágio do Curso Normal em 2008. Não tinha nenhuma atividade extra a disposição então...de improviso, preparei a mesa com vários livros expostos, os alunos sentaram-se a mesa e realizaram a leitura visual, ou seja, de imagens dos livros de sua escolha.
Em uma rodinha de conversa, falamos sobre a história que cada um leu, e que som poderia ter cada personagem e/ou objeto da história.
Saíram diversos sons, algum que realmente se remetiam aos objetos, personagens citados,como: CÓ CÓ CÓ pro galo, BUÁ pro choro, e outros foram criados, como o barulho do rinoceronte “PAAH! PAAH”, quando questionado, por que deste som, o aluno respondeu, que era por que o rinoceronte é gordo e quando caminha faz esse barulho.
O mais comentado, foi o livro ZOO do autor Jesús Gabán, pois é um livro que contém apenas, imagens de animais e não possui escrita.
Apresentei uma folha de atividades para eles e pedi que observassem os desenhos (avião, pássaro, sapo, cobra e peixe), dissessem seus nomes e que som emitiam. Após fizeram bolinhas de crepom e as colaram na trilha de cada desenho. Com essa atividade foi possível desenvolver a coordenação e agilidade motora, estimular a noção espacial, gerar sensações e estímulos auditivos.
Apesar do improviso, a aula foi bem instigante e contagiante, pela reação dos alunos pude perceber que gostaram. Fiquei muito feliz com o resultado! 



Um comentário:

  1. Legal Diuli! Uma atividade simples e que pode trabalhar dioversas habilidades. Abçs!

    ResponderExcluir

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...