domingo, 15 de abril de 2018

Eu, professora e as tecnologias.

Acredito que a tecnologia é util para diversos fins, especialmente para os que envolvem aprender e ensinar.
Mesmo não sendo muito boa no manuseio delas, incentivo meus alunos a usarem as tecnologias para escreverem textos, terem acesso a jogos, filmes e se inscreverem no mundo.
No entanto tenho algumas preocupações sobre as mudanças que  ocorrem nos modos de ensinar, aprender e ser, causadas pelas tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Sei que novos inventos costumam trazer receios,  certas inseguranças e certo temor, mas, atuando como professora na EI e no EF, percebo que a  Internet pode ser compreendida como uma extensão da nossa vida.
Nas fotos abaixo, meus alunos do 5° ano, trabalhando O espaço e o planeta Terra, utilizando computadores e jogos online.

E agora? Minha turma é heterogênea

Hoje nas salas de aula tema alunos de variadas realidades econômicas, culturais e sociais.
Vivo uma realidade inquestionável na turma de 5° ano que leciono,  tenho uma turma formada por pessoas diferentes,  minha turma é heterogênea!
Admitir a heterogeneidade como uma característica não é o mesmo que lidar com ela na prática, por isso muitos questionamentos rodeiam o meu dia a dia como professora.
Na sala alguns ja aprenderam certos conteúdos e outros não,  então, como respeitar os ritmos de cada um e organizar atividades que impulsionem todos na direção certa?
É uma questão atual, mas que já foi colocada em destaque muitos anos atrás por Vygostsky (1896-1934), no livro A formação Social  da Mente - O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, ele esclarece que o educador deve ter estratégias diferenciadas para atender os alunos já que todos não detém os mesmos conhecimentos nem aprendem de forma igual.
Atualmentee preocupo mais com a qualidade do que com a quantidade de problemas propostos aos alunos.
Percebo a importância de discutir a fundo uma questão e saber o que eles pensam, buscando assim aprimorar os critérios didáticos para enfrentar o problema.
Exemplo das minhas ações é o projeto " Mais amor por favor" que foi iniciado a duas semanas em minha escola, com o objetivo de prevenir e sanar alguns atos de bullyng que surgiram em nossa escola e principalmente em minha sala de aula.
É um projeto para ser trabalhado durante todo ano, mas a primeira sala a participar foi a do meu 5° ano - estudamos a Lei n° 13.474 que dispõe sobre o combate da prática de bullyng nas instituições de ensino, dialogamos sobre as ações que caracterizam o bullyng, fizemos cartazes de prevenção e assitimos ao filme O Extraordinário que conta a história de um menino  que frequentará a escola regular pela primeira vez e lá precisará lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos a sua volta.
O projeto já iniciou um sucesso,  é visível o progresso dos alunos em relação a aprender a respeitar o próximo.
Eles adoraram trabalhar este tema, e outras ações relacionadas a isso ainda ocorreram.
Ver que o objetivo está sendo alcançado e ter o trabalho reconhecido é maravilhoso!

segunda-feira, 2 de abril de 2018

TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação)

É importante lembrar que a simples presença das TIC nas escolas e salas de aulas não é suficiente.
Com a presença delas o docente deve atuar como facilitador, como guia do trabalho da turma, que sustente, oriente e ofereça os auxílios adequados.
Ele vai ensinar (por vezes aprender) o aluno a manejar os meios tecnológicos,  digitar textos e fazer buscas aleatórias na internet.
Tudo isso deve ser feito com contexto de uso dessas tecnologias,  pois é isso que vai determinar a eficácia das atividades.
Sempre que sento com a professora responsável pela sala de informática, procuramos coisas novas, atividades interessantes.
Lembrando sempre que as ferramentas tecnológicas devem estar a serviço de uma proposta pedagógica, com conteúdos e objetivos claros.

Blog - Diário na rede

O blog é um recurso tecnologico bastante conhecido entre os internautas.  Pra nós alunas do PEAD ele serve para que possamos compartilhar com colegas, tutores e professores, nossas aprendizagens.  Para o acompanhamento e  a divulgação de dúvidas, incertezas e certezas.
É um espaço que também nos permitir melhorar e aprimorar a ortografia e a gramática, que permite nos auto-avaliar, além de ser um espaço reservado para que possamos nos expressar livremente.
"Uma vez na rede, o conteúdo será acessado por diversos públicos e por isso precisa ser inteligível."
Por isso tenho aos poucos procurado tomar mais cuidado com o conteúdo e com a forma que o exponho,  procurando deixar as idéias bem claras.

...Não depende de diploma.

Recentemente a mãe de uma aluna, da turma do 5° ano que leciono, veio até mim relatar que tem dificuldades em ajudar a filha nas atividades escolares, no aprimoramento da leitura,  pois é analfabeta. Contou que ela não teve chance de estudar quando era criança pois desde cedo teve que trabalhar.
Diante de tudo isso, falei para ela que apesar de ser analfabeta, ela é um ótimo estímulo para a filha, pois acompanha de perto a vida escolar da filha, nunca perde uma reunião de pais e sempre que pode atende as solicitações da escola.
Grifei que é importantíssimo que ela continue valorizando o tempo de estudo da filha. E se possível pedir ajuda a outras pessoas, vizinhos, colegas da filha, quando a menina precisar de auxílio nas lições e até mesmo quando é enviado bilhete para casa.
Acredito que esse interesse da mãe,  mostra que o exercício afetivo, do interesse,  da preocupação não depende de diploma.

7° Semestre ai vou eu!!

"Meu erro não foi gastar muito,  foi viver demais", assim disse Jorge Guinle, o bon vivant, que morreu pobre mesmo sendo herdeiro de uma fortuna milionária ( que não é meu caso) nasci pobre e... continuo pobre.
Infelizmente, início o semestre não preparada financeiramente para acompanhar semanalmente as atividades,  pois meu computador esta estragado,  Internet cortada e algumas contas atrasadas - pode parecer cliché mas é a minha realidade.
No entanto, estou ciente que para dar conta das atividades e estar em dia com o semestre,  planejamento (isto) e disciplina(aquilo) são fundamentais.
Foco no objetivo, acredito que para vencer e me formar vale tudo, menos desistir.

"Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco,  não sei se estudo,
Saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."

(Cecília Meireles- Ou Isto ou Aquilo)

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...