É importante lembrar que a simples presença das TIC nas escolas e salas de aulas não é suficiente.
Com a presença delas o docente deve atuar como facilitador, como guia do trabalho da turma, que sustente, oriente e ofereça os auxílios adequados.
Ele vai ensinar (por vezes aprender) o aluno a manejar os meios tecnológicos, digitar textos e fazer buscas aleatórias na internet.
Tudo isso deve ser feito com contexto de uso dessas tecnologias, pois é isso que vai determinar a eficácia das atividades.
Sempre que sento com a professora responsável pela sala de informática, procuramos coisas novas, atividades interessantes.
Lembrando sempre que as ferramentas tecnológicas devem estar a serviço de uma proposta pedagógica, com conteúdos e objetivos claros.
Este Blog vai ser utilizado como um importante recurso,pois oferece uma maior percepção do meu aprendizado, que sera desenvolvido ao longo do tempo, ajudando a refletir sobre os avanços e retrocessos me fazendo agente da minha própria educação.
segunda-feira, 2 de abril de 2018
TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação)
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Olá, Diulianis. Para embasar esse pensamento sobre a importância ter claro o contexto e uso das TICs, que autor você pode citar?
ResponderExcluirAcredito que a tecnologia tem muito a contribuir para a melhoria da qualidade da educação.
ResponderExcluirPor vezes o uso das TICs gera insegurança em nós professores, por diversas razões.
No entanto de acordo com Citelli (2000), os meios de comunicação não devem ser vistos como instrutores, mas como produtores de conhecimento.
"A escola não deve temer nem subestimar o seu diálogo com os meios de comunicação e o uso das novas tecnologias".