domingo, 15 de abril de 2018

Eu, professora e as tecnologias.

Acredito que a tecnologia é util para diversos fins, especialmente para os que envolvem aprender e ensinar.
Mesmo não sendo muito boa no manuseio delas, incentivo meus alunos a usarem as tecnologias para escreverem textos, terem acesso a jogos, filmes e se inscreverem no mundo.
No entanto tenho algumas preocupações sobre as mudanças que  ocorrem nos modos de ensinar, aprender e ser, causadas pelas tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Sei que novos inventos costumam trazer receios,  certas inseguranças e certo temor, mas, atuando como professora na EI e no EF, percebo que a  Internet pode ser compreendida como uma extensão da nossa vida.
Nas fotos abaixo, meus alunos do 5° ano, trabalhando O espaço e o planeta Terra, utilizando computadores e jogos online.

2 comentários:

  1. Oi Diulianis,
    Gostei muito de ver as fotos dos seus alunos utilizando o laboratório.
    O que observaste sobre a interação e as aprendizagens dos alunos nessa aula? E o que o uso das tecnologias tem contribuído para a aprendizagem dos alunos nesse projeto sobre O espaço e o planeta Terra?
    Abraço, tutora Tais

    ResponderExcluir
  2. No início do ano meus alunos tinham receio de fazer trabalhos no computador ou ter aula no laboratório de informática. As idas ao laboratório não eram vistas como aulas, mas como entreterimento, o laboratório para meus alunos do 5°ano era o local de fuga da sala de aula.
    Depois que comecei a integrar os conteúdos e levá-los a frequentar com objetivos traçados o laboratório, eles esperam com entusiasmo o dia da aula de informática e das aulas mediadas por tecnologia. Com essa prática, percebi que meus alunos estão assimilando melhor os conteúdos, que estão produzindo, processando e analisando de maneira mais coerente as informações, não só sobre a terra e o espaço, mas também sobre conteúdos das demais disciplinas.

    ResponderExcluir

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...