quinta-feira, 21 de junho de 2018

Educação de Jovens e Adultos

De acordo com a conversa que tivemos durante a última aula do semestre de EJA, ficou claro  que a LDB reitera o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos na idade adequada.  Mas isso requer cuidados e também verbas para oferecer boas aulas a quem quer estudar.
Hoje em dia o EJA tem uma estrutura precária, alguns problemas que se destacaram durante a conversa foram o currículo adaptado do Ensino Fundamental, inadequado para o público,  e professores sem qualificação.
O EJA passou por muitas mudanças,  com importantes conquistas na legislação nos últimos anos. Porém é difícil fugir da conclusão de que essa modalidade de ensino está em segundo plano na lista dos governantes e da própria sociedade.
O professor Evandro Alves foi unânime em afirmar que a única forma de melhorar os indicadores é respeitar as especificidades desse público (pessoas que não terminaram, ou nem se quer começaram,  o ensino regular).
Acredito que pensar na EJA, é pensar  em um modelo mais flexível de escola,  investir na formação dos professores, é preparar os estudantes,  conectando-os a vida.
De acordo com Di Pierro é preciso "preparar os estudantes para o futuro,  como ocorre com as crianças, mas ter um olhar mais sensível a tudo que é relevante para esses jovens e adultos, da saúde à religiosidade. "

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