quinta-feira, 21 de junho de 2018

Mediando o conhecimento

Na infância a criança se diverte ao ouvir os sons das cordas de um violão,  aperta tomadas e observa os efeitos, morde e aperta para poder analisar texturas de bichinhos de borracha, pelúcia etc. Observo tudo isso no Berçário 1, onde atuo como docente.
Isso deixa evidente que explorar o embiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem a disposição para aprender.
De acordo com Vygotsky "o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma,  seriam impossíveis de acontecer".
Tendo em vista isso e a minha realidade que alterna entre Ensino Fundamental e Educação Infantil, acredito que para gerar desenvolvimento o aprendizado precisa ser organizado, pelo professor que na interação com os alunos, media o acesso a diferentes saberes.
Os estudantes, constroem assim suas próprias idéias baseados no que foi trabalhado em aula com colegas e docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...