Reflexões de Estágio - PARTE 1
Iniciei meu estágio dia 08 de outubro de 2018 , em uma turma
de 5° ano na EMEF Francisco Mendes.
Já na primeira semana, mesmo eu já sendo titular da turma no
período anterior ao estágio, tornou-se mais notável, que a sala de aula é um espaço
privilegiado para as trocas de saberes e de confronto entre a teoria e a
prática no dia a dia.
Essa fase está sendo
um momento muito oportuno de aprendizagens, me permitindo vivenciar uma série
de atividades educacionais, sentindo com mais ênfase, o interesse dos alunos, isso
tem provocado uma reflexão e aprimoramento enquanto professora e aprendiz.
Ao colocar em prática aquilo que aprendi durante as aulas na
Universidade, compreendi melhor a teoria de Alarcão (2005), que a ideia de
professor reflexivo está baseada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo
e não apenas um executor de ideias e práticas que lhe são exteriores. Tendo em
vista essa perspectiva posso dizer que diante das incertezas e
imprevisibilidades do meu trabalho, como educadora devo, e tenho aprendido a agir
de modo inteligente, buscando ser mais flexível.
Tenho buscado não transmitir de forma mecânica os conteúdos,
buscado associar a prática em sala de aula na ação-reflexão-ação, ou seja,
sempre refletindo antes e após as ações.
Cada dia que passa vejo que educar é algo de extrema
importância, e afirmo que é pela reflexão que se abrem novos caminhos para a
prática docente, evitando o sistema de reprodução por anos executado por
diversos docentes.
Desse modo, desde a primeira semana, procurei refletir e
analisar as dificuldades encontradas na sala de aula para que assim pudesse
melhor compreender e reconstruir minha prática, na intenção de melhorar o
processo de aprendizagem dos meus alunos.
Mesmo já estando em sala de aula há 9 anos, percebo que esse
período de estágio é marcante na vida de todo professor. Nesse momento podemos pensar
sobre nossa ação-reflexão-ação, compreendendo que educar, vai muito mais do que
simplesmente transmitir conteúdo, é preciso pensar e refletir antes que a
aprendizagem aconteça. Brilhantemente Freire (2002, p. 18) nos diz que “é
pensando criticamente a prática de ou de ontem que se pode melhorar a próxima
prática”.
Trabalhando
com projeto em meu estágio, tenho tido oportunidade como aluna e professora de
intercalar minhas ideias e de meus alunos, com a realidade da escola.
Pois é essa
realidade que dá vida ao estágio, diante das carências percebidas durante o
período de observação, e mais especificamente no momento da prática, tudo isso
tem dado um rumo mais amplo e dinâmico para as intervenções aplicadas.
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