segunda-feira, 19 de novembro de 2018


Reflexões de Estágio - PARTE 1

Iniciei meu estágio dia 08 de outubro de 2018 , em uma turma de 5° ano na EMEF Francisco Mendes.
Já na primeira semana, mesmo eu já sendo titular da turma no período anterior ao estágio, tornou-se mais notável, que a sala de aula é um espaço privilegiado para as trocas de saberes e de confronto entre a teoria e a prática no dia a dia.
 Essa fase está sendo um momento muito oportuno de aprendizagens, me permitindo vivenciar uma série de atividades educacionais, sentindo com mais ênfase, o interesse dos alunos, isso tem provocado uma reflexão e aprimoramento enquanto professora e aprendiz.
Ao colocar em prática aquilo que aprendi durante as aulas na Universidade, compreendi melhor a teoria de Alarcão (2005), que a ideia de professor reflexivo está baseada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo e não apenas um executor de ideias e práticas que lhe são exteriores. Tendo em vista essa perspectiva posso dizer que diante das incertezas e imprevisibilidades do meu trabalho, como educadora devo, e tenho aprendido a agir de modo inteligente, buscando ser mais flexível.
Tenho buscado não transmitir de forma mecânica os conteúdos, buscado associar a prática em sala de aula na ação-reflexão-ação, ou seja, sempre refletindo antes e após as ações.
Cada dia que passa vejo que educar é algo de extrema importância, e afirmo que é pela reflexão que se abrem novos caminhos para a prática docente, evitando o sistema de reprodução por anos executado por diversos docentes.
Desse modo, desde a primeira semana, procurei refletir e analisar as dificuldades encontradas na sala de aula para que assim pudesse melhor compreender e reconstruir minha prática, na intenção de melhorar o processo de aprendizagem dos meus alunos.
Mesmo já estando em sala de aula há 9 anos, percebo que esse período de estágio é marcante na vida de todo professor. Nesse momento podemos pensar sobre nossa ação-reflexão-ação, compreendendo que educar, vai muito mais do que simplesmente transmitir conteúdo, é preciso pensar e refletir antes que a aprendizagem aconteça. Brilhantemente Freire (2002, p. 18) nos diz que “é pensando criticamente a prática de ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.
Trabalhando com projeto em meu estágio, tenho tido oportunidade como aluna e professora de intercalar minhas ideias e de meus alunos, com a realidade da escola.
Pois é essa realidade que dá vida ao estágio, diante das carências percebidas durante o período de observação, e mais especificamente no momento da prática, tudo isso tem dado um rumo mais amplo e dinâmico para as intervenções aplicadas.




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