Reflexões de Estágio - PARTE 2
O estágio
tem dimensionado de forma significativa o meu lado profissional, tem me feito refletir
sobre o confronto do meu fazer diário.
A
aproximação entre mim e meus alunos tem acontecido de forma processual, pois já
tinha um vínculo afetivo de experiências com minha turma, por isso o estágio só
tem proporcionando novos saberes relacionados à minha prática como professora,
aumentando e ampliando, o meu fazer pedagógico.
Estagiar
na turma que já lecionava tem sido fantástico, só vejo vantagens, pois as
disciplinas estudadas ao longo desses semestres contribuíram para oferecer um
clima de bem-estar físico, afetivo, social e intelectual para o período do
estágio.
Tiveram vários
momentos de aprendizagem até o período da regência em sala de aula, as
discussões em sala de aula sobre a docência, o porque do estágio para quem já
exerce o magistério, planejamentos de atividades, planos de aula e projetos.
Todos estão me ajudando a levar meus alunos a agir com espontaneidade,
estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas relações, a partir
do que eles já conheciam.
A escola tem
sido o espaço dessas relações, descobertas, crescimento e construções. Um lugar
onde eu como educadora, venho assumindo um papel de mediadora do conhecimento e
ao mesmo tempo estou também aprendendo.
Estou desenvolvendo
o projeto “JOGOS: Uma aprendizagem significativa”, pois notei através das
observações feitas durante o primeiro semestre letivo do ano, que com os jogos
e brincadeiras no ensino fundamental, as contribuições, para o processo de
construção das aprendizagens das crianças desta etapa de escolarização aumenta
e com isso é possível sincronizar disciplinas.
Procuro
ao máximo estimular os alunos na leitura, na escrita, nos cálculos, raciocínio
lógico, buscando saber qual seria o melhor meio de introduzir o conteúdo e o
lúdico no cotidiano da turma e no processo de aprendizagem. Para isso, foi
necessário conhecer a realidade dos alunos e aos poucos a cada dia, propor
atividades que despertassem seu interesse e suas aprendizagens.
Por
diversas vezes me embaso nas teorias estudadas ao longo do curso, como auxilio
em situações difíceis. Por exemplo, quando recordo de Zabala, que para ajudar
nos dilemas encontrados em sala de aula, nos diz que "da mesma maneira que
os dilemas fazem parte dos nossos problemas como professores, podem constituir
espaços de aprendizagem profissional. Assim eles passam a se transformar em
elementos importantes para a solução de dificuldades e para a melhoria
profissional.”
E esses
dilemas como a indisciplina, dificuldade de aprendizagem tem se feito presente,
em algumas situações do dia a dia. Mas tenho conseguido contorná-los. Com estes
dilemas aprende a refletir mais a minha ação, procurando sempre melhorar o que
esta errado e refazendo o que é preciso.
As
experiências que tenho vivido durante o período de estágio, tem me proporcionado
novos saberes relacionados à prática como docente, e para o desenvolvimento de
novas posturas enquanto professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário