segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Deficiência X Necessidades Especiais.


“dever das escolas de acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras” ( Brasil, 1997, p. 17).


Tenho alunos com deficiência e necessidades especiais e para ajuda-los a realizar as atividades, providenciei recursos e materiais adaptados de acordo com a dificuldade de cada um deles. O primeiro passo foi no início do ano letivo identificar o que podia ajudá-los a aprender. 
Como minha escola conta com a sala de atendimento educacional especializado (AEE), trabalho em parceria com o professor responsável por ela, pois tem mais experiência e sabe desenvolver formas variadas de ensinar nossos alunos. Compartilhamos dúvidas e planejamos em equipe, assim vamos encontrando a maneira mais adequada de atendê-los.

A favor das aprendizagens: DIVERSIDADE.

Leciono numa turma de 4° ano, onde tenho que ensinar todas as disciplinas e esse não é meu único desafio, pois além disso, a sala, como já sitei em outro post é multisseriada, e preciso garantir que 18 alunos com diferentes idades (entre 9 e 16 anos) e níveis (do 1° ano ao 4° ano) dominem os conteúdos.
Com todos esses desafios, tenho buscado trabalhar  com a turma inteira em conjunto e isso tem permitido desenvolver agrupamentos positivos, aproveitando a diversidade de saberes a favor das aprendizagens. Essa ideia é sustentada por Vygotsky (1896-1934), em  A Formação Social da Mente, onde ele afirma que o bom aprendizado é aquele que foca o potencial que o estudante pode desenvolver coma  ajuda dos outros.
Acredito que é na interação que as crianças aprendem e lidar com diferentes fases de aprendizagem não é um empecilho que torne as aulas não significativa.

Professora com muito orgulho.


Mais um semestre se inicia, e esse com um toque especial, com disciplinas que buscam retratar e nos dar suporte pedagógico e teórico, de acordo com a realidade vivida em nossas salas de aula.
Quero ser cada vez mais uma profissional de sucesso,por isso nada melhor do que suporte e dicas para uma boa gestão em sala de aula. 
Só nós professores sabemos o desafio de encarar uma sala lotada, com uma diversidade de alunos. Somos vencedores e temos que ter orgulho em ser professor(a). 
Percebo que essas novas disciplinas , por vezes irão nos ajudar a ensinar com tranquilidade e segurança, fazendo com que conheçamos cada aluno para administrar as interações em classe, dar conta do previsto no tempo certo e antecipar "problemas".
"O professor precisa analisar sua prática e questionar o desempenho de cada aluno sem descriminá-lo. É impossível encontrar uma turma homogênea." (Francilene Andrade de Paiva)


Foto:
Imagem do projeto Meu Rio

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...