Deficiência X Necessidades Especiais.
“dever das escolas de acolher todas as crianças,
independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais,
linguísticas e outras” ( Brasil, 1997, p. 17).
Tenho alunos com deficiência e necessidades especiais e para ajuda-los
a realizar as atividades, providenciei recursos e materiais adaptados de acordo
com a dificuldade de cada um deles. O primeiro passo foi no início do ano
letivo identificar o que podia ajudá-los a aprender.
Como minha escola conta
com a sala de atendimento educacional especializado (AEE), trabalho em parceria
com o professor responsável por ela, pois tem mais experiência e sabe
desenvolver formas variadas de ensinar nossos alunos. Compartilhamos dúvidas e
planejamos em equipe, assim vamos encontrando a maneira mais adequada de atendê-los.
Oi Diulianis,
ResponderExcluirMuito importante seu relato e o trabalho em equipe com a professora do atendimento especializado quem vem desenvolvendo!
A inclusão dos alunos é importante para eles, mas também contribui para a turma como um todo. O que você tem notado no desenvolvimento dos alunos nessa interação com as inclusões na sala?
Abraço, Tutora Tais
Os alunos não portadores de necessidades especiais estão ganhando saberes com as vivencias porque estão perdendo o medo e o preconceito em relação ao diferente, são amigos e se preocupam com a forma de se relacionar e sempre tentam ajudar. Estão desenvolvendo a cooperação e a tolerância, percebendo que as famílias, as pessoas e os espaços não são iguais e que há diferenças que enriquecem o ser humano.
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