Professora com muito orgulho.
Mais um semestre se inicia, e esse com um toque especial, com disciplinas que buscam retratar e nos dar suporte pedagógico e teórico, de acordo com a realidade vivida em nossas salas de aula.
Quero ser cada vez mais uma profissional de sucesso,por isso nada melhor do que suporte e dicas para uma boa gestão em sala de aula.
Só nós professores sabemos o desafio de encarar uma sala lotada, com uma diversidade de alunos. Somos vencedores e temos que ter orgulho em ser professor(a).
Percebo que essas novas disciplinas , por vezes irão nos ajudar a ensinar com tranquilidade e segurança, fazendo com que conheçamos cada aluno para administrar as interações em classe, dar conta do previsto no tempo certo e antecipar "problemas".
"O professor precisa analisar sua prática e questionar o desempenho de cada aluno sem descriminá-lo. É impossível encontrar uma turma homogênea." (Francilene Andrade de Paiva)
Foto:
Imagem do projeto Meu Rio
Olá, Diulianes. Todos profissional que está aberto a novas aprendizagens, que encara a sala de aula como espaço de interação com seus alunos tem mais facilidade em transitar pela diversidade e com todas suas questões relacionadas. E você, que estratégias usou até agora para conhecer seus alunos?
ResponderExcluirQualquer aluno precisa de motivação para que seja bem-sucedido na sua trajetória escolar. Como professora lhes ofereço liberdade e ao mesmo tempo controle sobre sua rotina para que não se sintam prisioneiros nem obrigados a nada.
ResponderExcluirPara conhecer meus alunos e saber suas necessidades, me importo com cada aluno em particular, independente do seu comportamento e atitude em relação a mim, procuro agir de forma que minhas ações sirvam de referência e exemplo.
Nos primeiros dias de aula, separei determinados tempos para conhecer melhor meus alunos. Fui além da tradicional, apresentação de nomes e fiz uma verdadeira pesquisa de interesses, atividades extracurriculares, hobbies, gostos, etc.
Fiz um formulário de perguntas, essas informações, tem me ajudado a planejar aulas, organizar as classes em sala e a distribuir trabalhos em grupos.