sábado, 25 de novembro de 2017

Plano de estudos e seus argumentos.

Nunca imaginei que a montagem do plano de estudos do 4° ano, fosse me causar tanta dor de cabeça.  Sei que esse plano é essencial para que os estudos tenham resultados.
Durante a montagem muitas dúvidas surgiram,  o maior problema foi montar um plano que estivesse de acordo com a realidade da minha escola, pois sei que há planos totalmente desfocados da realidade escolar e que por vezes as escolas não conseguem segui-los.
Na escola de EF onde atuo como docente não havia plano de estudos, ao iniciar o ano letivo nos era dado apenas uma lista com os conteúdos específicos de cada ano. Montar um plano com competências e habilidades para cada disciplina foi bem complicado.
Realizei algumas leituras e discussões com outras duas colegas que também lecionam para o 4° ano, essas discussões foram ponto de partida para debates e a produção de textos (apresentação e competências) argumentativos.
A apresentação foi a parte mais complicada de  construir, pois é nela que pedimos autorização para introduzir o plano de estudos "para dar a conhecer sua competência,  sua imparcialidade, sua honestidade". ( PERELMAN; OLBRECHTS- TYTECA, 2005, p. 561).
Por fim conseguimos montar um plano de estudos claro e objetivo, articulado entre a teoria e prática, por isso, acredito que a partir do próximo ano, o plano de estudos,  aliado a utilização de novas metodologias,  irá contribuir para a realização de aulas satisfatórias em que os alunos e nós professores sintam-se mais estimulados tornando o conteúdo mais agradável,  facilitando a compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...