sábado, 25 de novembro de 2017

Ser crítico ou não?

Estamos na "era da informação", assim é como temos nos referido a essa era da revolução tecnológica. Mesmo sendo papel de nós educadores, promover uma tomada de decisão de consciência,  através de um processo democrático e integrador, voltado às especificidades e diversidades sócio culturais que encontramos dentro de uma escola,  as alterações mais fáceis de serem notadas, estão relacionadas a informática e aos diversos recursos tecnológicos.
Hoje, a quantidade de informação produzida é tão grande que é bem difícil o acesso a todas.
E o "pensamento crítico" onde fica em meio a tudo isso?
Na minha realidade escolar o pensamento crítico é pouco estimulado no processo de ensino, pois o ensino tradicional ainda se sustenta.  Por vezes as crianças entram na escola e não aprendem a questionar,  pelo contrário,  aprendem a decorar a matéria e obedecer, mas particularmente acredito que o mundo só avança quando a gente começa a perguntar, questionar. O ser humano é naturalmente crítico,  vejo isso ao abservar meus alunos da Pré escola (4-5 anos), que em muitas situações questionam o "porque".
Penso, que a estimulação ao pensamento crítico vai além das atividades escolares,  é uma tarefa a ser desenvolvida principalmente em sociedade. Ter um pensamento crítico, requer argumentos, pois aquele que indaga, questiona, pensa, dúvida, quase sempre não é visto com bons olhos pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...