domingo, 15 de abril de 2018

E agora? Minha turma é heterogênea

Hoje nas salas de aula tema alunos de variadas realidades econômicas, culturais e sociais.
Vivo uma realidade inquestionável na turma de 5° ano que leciono,  tenho uma turma formada por pessoas diferentes,  minha turma é heterogênea!
Admitir a heterogeneidade como uma característica não é o mesmo que lidar com ela na prática, por isso muitos questionamentos rodeiam o meu dia a dia como professora.
Na sala alguns ja aprenderam certos conteúdos e outros não,  então, como respeitar os ritmos de cada um e organizar atividades que impulsionem todos na direção certa?
É uma questão atual, mas que já foi colocada em destaque muitos anos atrás por Vygostsky (1896-1934), no livro A formação Social  da Mente - O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, ele esclarece que o educador deve ter estratégias diferenciadas para atender os alunos já que todos não detém os mesmos conhecimentos nem aprendem de forma igual.
Atualmentee preocupo mais com a qualidade do que com a quantidade de problemas propostos aos alunos.
Percebo a importância de discutir a fundo uma questão e saber o que eles pensam, buscando assim aprimorar os critérios didáticos para enfrentar o problema.
Exemplo das minhas ações é o projeto " Mais amor por favor" que foi iniciado a duas semanas em minha escola, com o objetivo de prevenir e sanar alguns atos de bullyng que surgiram em nossa escola e principalmente em minha sala de aula.
É um projeto para ser trabalhado durante todo ano, mas a primeira sala a participar foi a do meu 5° ano - estudamos a Lei n° 13.474 que dispõe sobre o combate da prática de bullyng nas instituições de ensino, dialogamos sobre as ações que caracterizam o bullyng, fizemos cartazes de prevenção e assitimos ao filme O Extraordinário que conta a história de um menino  que frequentará a escola regular pela primeira vez e lá precisará lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos a sua volta.
O projeto já iniciou um sucesso,  é visível o progresso dos alunos em relação a aprender a respeitar o próximo.
Eles adoraram trabalhar este tema, e outras ações relacionadas a isso ainda ocorreram.
Ver que o objetivo está sendo alcançado e ter o trabalho reconhecido é maravilhoso!

Um comentário:

  1. Olá colega, como vai?

    Ao ler sua postagem percebo seu comprometimento com a educação de qualidade. A temática que está trabalhando sobre o bullying é de extrema importância e relevância social. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Abraço, colega Nádila.

    ResponderExcluir

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...