quinta-feira, 16 de novembro de 2017

CULTURA AFRO
Com a chegada do mês de novembro, minha escola está realizando um projeto coletivo sobre a "Consciência negra". Para inserir esse projeto na minha turma de 4° ano, comecei apresentando a capoeira, perguntando o que eles conheciam sobre a prática, para a minha felicidade dois já sabem jogar.
Primeira aula: Começamos com a leitura e diálogo de pequenos textos relacionados ao jogo e aos negros escravizados.
Segunda aula: Assistimos um vídeo onde são apresentados os principais movimentos, como golpes e gingas. Alguns junto com os dois que já praticam, experimentaram faze-los em duplas.
Para finalizar: No dia 17/11/2017 iremos assistir ao filme "Besouro - nasce um herói"(João Daniel Tikhomiroff, 120 min, Buena Vista International, disney.com.br/filmes, que conta a história de um dos mais celebres capoeiristas brasileiros).
Após assistirmos o filme, conversaremos sobre o surgimento da prática, o preconceito contra os negros e as tradições africanas.
Estamos (eu e os alunos) adorando trabalhar esse tema.

2 comentários:

  1. Olá, Diulianis. Infelizmente, no Brasil ainda têm que haver leis para se fazer cumprir ações que deveriam ser naturais, como trabalhar a cultura Afrodescendente, pois somos um país miscigenado. Gostaria de saber qual a leitura/avaliação que tu fizeste a partir desse projeto. Houve entraves, quais?

    ResponderExcluir
  2. Atender à exigência fa Lei n° 10.639, que determina a inclusão dessa temática no Ensino Fundamental não é nada fácil, pois ao iniciar esse tema a única coisa que meus alunos diziam conhecer em relação a essa cultura eram a "macumba" e o "batuque".
    Porém ao realizar atividades valorizando a cultura afro-brasileira, possibilitei a mim e aos meus alunos perceber a diversidade do povo do nosso país e o que é fundamental para evitar o preconceito e o racismo.

    ResponderExcluir

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...