quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Garimpando informações sobre Cidreira.

Durante a pesquisa para a construção do portfólio pedido  na semana 7, lembrei-me do meu último ano no EF, quando um professor pediu um trabalho com documentos, fotos e cartazes sobre o  município de Cidreira.
Procurando em minha gaveta de fotos encontrei diversas fotos que tirei na época, de pontos importantes e turísticos de Cidreira, que fizeram e fazem parte da construção da história do município.
Essas fotos não contém nada de enigmático e efeitos encantadores, foram tiradas em máquina fotográficas aquelas que tinham filmes. No entanto, foram feitas por adolescentes, que naquele momento foram capazes de enxergar o mundo de forma autêntica.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A poesia no ensino de história.
Acredito que ter contato, compreender e entender a poesia pode trazer diversos benefícios para os estudantes, mesmo muito professores não achando isso importante, no ensino de história isso é muito significante.
Durante um garimpo na biblioteca da escola, onde buscava livros que pudessem despertar o interesse dos meus alunos pela leitura, encontrei um livro de poesias "POESIAS DE CIDREIRA", com textos escritos pelos alunos da rede municipal de Cidreira.
Me encantei, levei os exemplares para a sala e estimulei os alunos a lerem e se encantarem com textos, poesias sobre nossa cidade escritas por alunos, estudantes assim como eles.
Ao lerem as poesias, conheceram um pouco mais sobre a história da nossa cidade - Cidreira, começaram a expor o que já conheciam, e o que descobriram através das poesias utilizando termos recém lidos e com isso, começaram buscar escrever e falar melhor.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ensinando sobre as frutas.

Para trabalhar as frutas com os bebes do BI, sabendo que elas são muito importantes para a saúde e essenciais para uma boa alimentação, fizemos uma união eu e a professora itinerária Andrea.
Trabalhamos a música “Rock das Frutas”, através do vídeo retirado do endereço https://www.youtube.com/watch?v=KKZNFI_OxgQ , após levamos os bebês para o refeitório, onde eles observaram as profissionais responsáveis pela alimentação, fazer uma salada de frutas, dessa etapa da atividade não foi possível tirar fotos pois as crianças se agitaram e suamos para os orientar.
 Aproveitamos também para introduzir oralmente o conceito de higienização dos alimentos.

Foi muito bom unir as duas professoras na mesma sala, assim uma professora ajudou a outra e aprendemos muito. E para o final ficou o melhor de tudo: COMER!


Novas descobertas!

Com meus alunos do 5° ano estou trabalhando medidas de comprimento e dando início ao estudo dos centímetros e décimos. Para dar início a esse trabalho apresentei o centímetro e seguindo apresentei o décimo, pedi aos alunos que medissem com régua objetos pequenos como o estojo, caderno, lápis.
Pedi aos alunos que medissem utilizando barbante seus colegas, em seguida pedi aos alunos que encontrassem quanto equivale à medida encontrada em centímetros e decímetros.
Uma outra adaptação que fiz foi pedir aos meus alunos que fizessem a medição dos colegas com uma “cobra” de papel de 100 centímetros (1 metro).
Também utilizaram a cobra para medir os palmos, pés e dedos indicadores - segue fotos.
Todas as atividades realizadas sobre esse tema até o momento foram um sucesso. Todos participaram e se demonstraram interessados pelo novo conteúdo.





quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FIRME NA DIREÇÃO DAS MINHAS METAS.


Retomar assuntos do EIXO III, me fizeram considerar novos itens, e rever a estrutura dos textos e postagens que posto em meu blog e que colaboram com a escrita da síntese reflexiva de final de semestre.
Transpareceu ainda mais que o blog não é apenas uma página virtual e sim um Portfólio Reflexivo, onde dúvidas podem ser esclarecidas, dificuldades sanadas e metas alcançadas.

Analisar o que está escrito e tirar conclusões a partir de análises, comprovar ideias e adequar o vocabulário a situação, são fundamentais para a sustentabilidade da formação textual, mostrando assim credibilidade no assunto tratado.
É hora de voltar...

Sem preguiça e com vontade de aprender.
Foram tão bons os momentos de descanso, distrações, passeios, viagens, mas acabaram e agora é hora de retornar aos estudos com entusiasmo.
O 4° semestre vem aí e com ele múltiplas aprendizagens.
Tenho um compromisso comigo mesma de inicia-lo com bastante alegria, responsabilidade e compromisso, para que ao final do ano meus objetivos sejam alcançados e minhas aprendizagens ampliadas e significativas.
Podendo aprender e crescer junto aos colegas e professores a cada dia.
Bora cumprir com os deveres!!



terça-feira, 12 de julho de 2016


FOCO NOS ESTUDOS!
Maluca, pirada, atarefada, buscando motivação no futuro, adquirindo novos conhecimentos, a espera de ver o resultado dos aprendizados na prática e em uma palavra com 8 letras A+P+R+O+V+A+D+A.
Não é fácil mesmo... Suor, cabelos mal feitos, unhas roídas, em "off" com as baladas, mas posso dizer: VALE A PENA!
Sem suor, não somos nada!
#RumoAoEixoIV
UMA LÍNGUA DIFERENTE.

"O silêncio torna-se uma barreira entre surdos e ouvintes, mas a língua de sinais pode quebrá-la." (Autor Desconhecido)

As nossas mãos são muito importantes, com elas podemos fazer uma variedade de coisas, para o surdo elas são seu meio de comunicação, o surdo,assim como nós ouvintes, é um ser social, que se emociona, vê e ouve.
Ao estudar LIBRAS, percebi que apesar do esforço de comunidades surdas e governantes, ainda é uma língua pouco conhecida e complexa de ser estudada.
No entanto essa luta para melhorar o desenvolvimento escolar e incluir socialmente as pessoas que possuem deficiência auditiva não pode parar.
Pois é muito importante que tenhamos políticas, que tratem o indivíduo de maneira globalizada.
Ainda há muito, a ser feito, além dos dias de hoje, para que o surdo tenha sucesso em sua caminhada plena rumo a educação e inclusão de qualidade.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

DE IMPROVISO E COM SUCESSO...Bolinhas de papel crepom.

Durante um dia de planejamento na escola, tive que substituir uma colega que faltou. Nesse dia lecionei a turma do Pré A. Foi minha segunda experiencia em pré escola desde o meu estágio do Curso Normal em 2008. Não tinha nenhuma atividade extra a disposição então...de improviso, preparei a mesa com vários livros expostos, os alunos sentaram-se a mesa e realizaram a leitura visual, ou seja, de imagens dos livros de sua escolha.
Em uma rodinha de conversa, falamos sobre a história que cada um leu, e que som poderia ter cada personagem e/ou objeto da história.
Saíram diversos sons, algum que realmente se remetiam aos objetos, personagens citados,como: CÓ CÓ CÓ pro galo, BUÁ pro choro, e outros foram criados, como o barulho do rinoceronte “PAAH! PAAH”, quando questionado, por que deste som, o aluno respondeu, que era por que o rinoceronte é gordo e quando caminha faz esse barulho.
O mais comentado, foi o livro ZOO do autor Jesús Gabán, pois é um livro que contém apenas, imagens de animais e não possui escrita.
Apresentei uma folha de atividades para eles e pedi que observassem os desenhos (avião, pássaro, sapo, cobra e peixe), dissessem seus nomes e que som emitiam. Após fizeram bolinhas de crepom e as colaram na trilha de cada desenho. Com essa atividade foi possível desenvolver a coordenação e agilidade motora, estimular a noção espacial, gerar sensações e estímulos auditivos.
Apesar do improviso, a aula foi bem instigante e contagiante, pela reação dos alunos pude perceber que gostaram. Fiquei muito feliz com o resultado! 



SALA DE INFORMÁTICA E SALA DE LEITURA.

Na escola onde atuo a sala de informática e a biblioteca, são unidas na mesma sala.
Levei meus alunos do 5° ano para a sala de informática, que é um espaço de exploração e experimentação da leitura “de mundo”. Com o objetivo de promover a leitura, despertando neles o prazer e o hábito de ler, ao estar em um ambiente propicio a novas descobertas, e também para a utilização dos recursos tecnológicos do laboratório de informática, como instrumento pedagógico, influindo na criatividade.
Buscamos na internet textos literários, realizamos a leitura individual, e a observação de imagens. Após fomos ter contato com os livros já selecionados que foram: O Bicho (Manuel Bandeira), Poesia na varanda (Sonia Junqueira) e Eles que não se amavam (Celso Sisto).
Cada trio de alunos escolheu um livro, tiveram um tempo de 60 minutos para realizar a leitura, e fazer uma apresentação para os demais colegas, com o intuito de apresentar, explicar, o conteúdo do livro escolhido por cada trio.
Todos foram colaborativos e participaram com entusiasmo da dinâmica.

 Ao acabar a atividade pediram-me para jogar jogos online, e como todos foram muito bem na atividade realizada, permiti e a tarde acabou na maior alegria.

SÍTIO DO SEU LOBATO!!
Conheço um pouco mais de poema e poesia, e sabendo da importância da música na EI. Desenvolvi com meus alunos do BERÇARIO I, a hora do conto e do canto.
Para isso utilizei o livro fantoche contendo a história do “Sitio do seu Lobato”, DVD contendo o desenho e a música de mesmo título e o livro dos animais, contendo animais de EVA em alto relevo.


Busquei estimular as crianças, através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta. Utilizando o poema ilustrado e a música infantil como forma de brincar e aprender.
Trabalhando o ritmo, a atenção, e a identificação do som dos animais.
Me encantei, pois, apesar de pequeninos, todos pararam para escutar e participar, todos interagiram significativamente. Após a atividade, mesmo sem estarem sendo estimulados, continuaram a reproduzir os sons de alguns animais, como: auau (cachorro), oink,oink (porco), muuuu ( vaca).

O sucesso desta atividade, mostrou que a poesia provoca o inesperado e que, a música das palavras pode aumentar ainda mais o interesse dos pequenos pelas atividades. 



 JOGO DE DAMA...QUE ENCANTA!

Meus alunos adoram jogar dama. Quando ingressei na escola grande parte dos alunos já tinham esse hábito e foram passando de ano em ano, para os alunos que ainda não conheciam e aos que vinham ingressando de outras escolas também.
Desconhecia desse jogo, mas quando fui pesquisar sobre ele descobri que é um jogo bem conhecido no Brasil.

Observando meus alunos do 5° ano, pude perceber que quando o jogo é utilizado no meio educacional, possibilita a construção de conceitos matemáticos, proporciona o trabalho coletivo, permite ao aluno vivenciar momentos de reflexões e tomadas de decisões, tudo isso de maneira lúdica.


quarta-feira, 22 de junho de 2016


BUSOTECA "Com o coração e a razão se constrói educação."

Usar a leitura como ajuda na compreensão do mundo ao nosso redor e proporcionar aos leitores, uma viagem por caminhos desconhecidos. Esta é a proposta do Projeto “BUSOTECA”, promovido pela Secretária Municipal de Educação de Cidreira. Que leva o universo da contação e leitura de histórias dentro de um ônibus, para as escolas e incentiva a pratica textual.
 A ação realiza-se com todas as turmas de EF da EMEF FRANCISCO MENDES, em Cidreira-RS com 45/50 min de duração, uma vez por semana de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela mesma.

A contação e leitura de histórias, consegue apreender a atenção dos meus alunos e desta forma os ajudam na interpretação do assunto e no rendimento em sala de aula, além de faze-los familiarizar-se com a escrita, e desenvolver a vontade de ler e fazendo da leitura um hábito de lazer e conhecimento.
CARRINHO DA LEITURA

O CARRINHO DA LEITURA é um projeto que começou a ser desenvolvido em nossa escola EMEF FRANCISCO MENDES no mês de junho. Tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura, sendo desenvolvido através de leituras individuais e coletivas dentro da sala de aula.

Com o projeto em andamento tenho percebido maior interesse pela leitura nos meus alunos de 5°ano. Os alunos por interesse ou curiosidade sempre estão disputando os gibis, quem vai ler primeiro frente a sala. Mesmo aqueles que apresentavam aversão a leitura durante as atividades em sala de aula vão ao carrinho e leem as histórias em quadrinhos, levam gibis para ler em casa, leem os quadrinhos humorísticos dos jornais (a maioria tem dificuldade em entender assas charges) e adoram a coletânea do Diário de um Banana. Sinto-me realizada e muito feliz com a atitude deles. Isso vem confirmar que o projeto está dando certo e cumprindo o seu objetivo.



terça-feira, 21 de junho de 2016

DIA DO DESAFIO

“O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.” (SESC)
Dança, música e muita diversão não faltaram na EMEF FRANCISCO MENDES, escola onde sou docente no 5° ano.  A programação especial de exercícios foi desenvolvida em comemoração ao Dia do Desafio, que aconteceu no dia 25/05/2016.

Cerca de 100 estudantes do turno da tarde, do Ensino Fundamental, com idades entre 6 a 14 anos, se dedicaram a atividade JOGO DOS BALÕES, às coreografias que eram desenvolvidas, conforme a troca de músicas,durante a brincadeira movimentaram a escola. Já que este dia busca em sua amplitude conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da pratica de atividade física e a valorização de uma vida saudável e ativa, buscamos como escola também, o entrosamento entre alunos e trabalhar o lúdico, que muitas vezes passa despercebido, principalmente nas turmas de 6° a 8° ano.






terça-feira, 10 de maio de 2016

A magia da leitura - Parte I
Para começar a estimulação da leitura com meus alunos do 5° ano, apresentei a eles uma imagem pintada por Rob Gonsales de uma biblioteca e a partir daí começamos a trabalhar oralmente a leitura de imagem.
Observamos o lugar retratado na pintura e fiz indagações como: Que lugar é esse? Como você imagina o prédio onde fica esse lugar?
Depois de diversas respostas dadas, os estimulei perguntando a eles se gostam de ler, o que leem, de que livros gostaram mais, se costumam ir a biblioteca retirar livros, se leem sozinhos ou em família,etc.
Desenvolvi todas essas atividades oralmente, e eles adoraram pois foi um momento de muito diálogo.
Planejei mais duas partes para essa introdução da leitura, a segunda, será uma visita a Busoteca Municipal (livraria dentro de um ônibus) e a terceira, a confecção de um Jornal Mural.
Rumo a fazer um 5° ano de leitores...

terça-feira, 3 de maio de 2016

"SOM, é tudo que soa!"
Ao nascer já nos deparamos com diversos sons, e notamos, com o passar do tempo que todos esses sons nos trazem aprendizagens e interações.
A fala , o vento soprando, o barulho do mar, a panela de pressão no fogo, o miar do gato, entre outros sons fazem parte da nossa integração com o mundo, é dai que surge a música - onde tudo vira música.
Trabalhar a música na escola é uma necessidade, realizar esse trabalho de forma simples, criativa e alegre é fundamental para o sucesso durante a aprendizagem.
O LIVRO É MEU AMIGO?

A imagem de livros bonito dos desenhos animados - vetor
A leitura em minha vida não é muito comum, acredito que isso não aconteça apenas comigo, mas também com uma grande parte da população brasileira.
SIM O LIVRO É MEU AMIGO!
Reconheço que os livros, a leitura e o conhecimento literatura, são de grande importância na construção do individuo em formação.
No entanto, sei que antes de qualquer ação tenho que me tornar uma leitora, para durante a pratica servir de exemplo aos meus alunos.
Formar leitores não é uma tarefa fácil, pois a leitura deve ser estimulada primeiramente no grupo familiar e em seguida pela escola.
Sem querer, mas já achando desculpas, minha família não possui o habito da leitura e a escola em relação ao estimulo deixou a desejar durante a minha formação, no entanto quero e preciso mudar.
Para fazer parte desse processo, preciso me tornar uma leitora assídua, podendo assim desafiar meus alunos a lerem e reconhecerem os gêneros de sua preferencia.
Acredito que a  leitura de títulos adequados a idade, despertam a magia, a curiosidade e são muito importantes, pois quando descobrimos o que gostamos de ler os livros se tornam os nossos MELHORES AMIGOS! 
RETRÔ

Ao começar a estudar a ludicidade e a educação, tive uma retrospectiva a minha infância, lembrei de como é bom aprender brincando e com prazer.
Acredito que jogar e brincar é uma forma de proporcionar um aprendizado com qualidade.
Durante as séries iniciais, foram utilizados durante a minha alfabetização vários jogos e brincadeiras com o objetivo de fixar conteúdo. O jogo "Lìngua do P", é um que eu adorava.
Acredito que o conhecimento construído através da ludicidade auxilia muito no desenvolvimento da aprendizagem, na minha ajudou e muito, até por que não tive a experiência de frequentar a EI.
Me transformando em criança por alguns segundos, descubro que o brinca é viver. Por isso a ludicidade se torna tão importante para a vida social,afetiva e cognitiva dos alunos.
 Não se esqueça de brincar

terça-feira, 29 de março de 2016

QUE POST COLOCAR NO MEU BLOG?

Muito legal, começar a pensar em como tornar o meu blog e suas postagens mais completas. E isso contando com a ajuda de colegas e professores, ou seja, leitores oficiais do meu blog.
Através de análises e discussões estamos criando estratégias para a cada dia melhorar o conteúdo das publicações.
Algumas sugestões já foram dadas e aos poucos pretendo ir as colocando em prática. Todas as postagens devem ter um conteúdo coerente e digno de leitura, conteúdo e estrutura, tudo pensado e escrito com muita criatividade. 
Ao entrar em meu blog acredito que vocês queiram saber sobre mim, minha existência e principalmente minhas experiências e aprendizagens, perante novos acontecimentos, vivencias e leituras.
Por isso é preciso concentração, teorias e exemplos para organizar nossos pensamentos e declarar com objetividade nossas idéias.
"A CASA GRANDE SURTA QUANDO A SENZALA APRENDE A LER." (autor desconhecido)

Esse novo ano se inicia com novos acontecimentos, principalmente fatos que irão marcar a história politica do Brasil.
A frase de Leonardo Avritzer, descreve bem o que é o nosso Brasil "é um país forte demais para conceder favores e fraco demais para estabelecer os limites entre o público e o privado."
Depois de assistir a aula Magna 2016/1, percebi que a educação vem se baseando em planos educacionais midiáticos, os quais temos pouco acesso, quando na verdade acredito que ela, a educação, reside em aspectos estruturais da cultura brasileira.
O início da formação de bons cidadãos precisa partir dos governantes, respeitando a origem de cada ser e valorizando a diversidade e os direitos da nação.
É por essas incoerências, na organização de estruturas fundamentais para o andamento do país, como a educação que a opinião pública se indigna e com razão.



VOLTA ÁS AULAS.
"A grande escola é o amor." (Juan Luis Lorda)
Ao dar boas vindas ao ano letivo de 2016, estou demonstrando a minha alegria ao retornar aos estudos, demonstrando a expectativa que tenho ao dar início  a um novo ano de aprendizagem.
O início do ano letivo nos traz um desafio, nos integrar a novos conhecimentos e atividades.
Sei que durante o ano terei alguns tropeços, no entanto a universidade nesses últimos 18 meses tem sido a minha segunda casa e por isso estou disposta para fazer dela um local de estudo, cada vez mais agradável.
No decorrer desses semestres, cresci e aprendi que a educação é um, ou melhor,o primeiro passo para um futuro melhor.
Já que não nasci pronta...
Bora com esforço e determinação buscar conhecimento!

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...