terça-feira, 10 de maio de 2016

A magia da leitura - Parte I
Para começar a estimulação da leitura com meus alunos do 5° ano, apresentei a eles uma imagem pintada por Rob Gonsales de uma biblioteca e a partir daí começamos a trabalhar oralmente a leitura de imagem.
Observamos o lugar retratado na pintura e fiz indagações como: Que lugar é esse? Como você imagina o prédio onde fica esse lugar?
Depois de diversas respostas dadas, os estimulei perguntando a eles se gostam de ler, o que leem, de que livros gostaram mais, se costumam ir a biblioteca retirar livros, se leem sozinhos ou em família,etc.
Desenvolvi todas essas atividades oralmente, e eles adoraram pois foi um momento de muito diálogo.
Planejei mais duas partes para essa introdução da leitura, a segunda, será uma visita a Busoteca Municipal (livraria dentro de um ônibus) e a terceira, a confecção de um Jornal Mural.
Rumo a fazer um 5° ano de leitores...

terça-feira, 3 de maio de 2016

"SOM, é tudo que soa!"
Ao nascer já nos deparamos com diversos sons, e notamos, com o passar do tempo que todos esses sons nos trazem aprendizagens e interações.
A fala , o vento soprando, o barulho do mar, a panela de pressão no fogo, o miar do gato, entre outros sons fazem parte da nossa integração com o mundo, é dai que surge a música - onde tudo vira música.
Trabalhar a música na escola é uma necessidade, realizar esse trabalho de forma simples, criativa e alegre é fundamental para o sucesso durante a aprendizagem.
O LIVRO É MEU AMIGO?

A imagem de livros bonito dos desenhos animados - vetor
A leitura em minha vida não é muito comum, acredito que isso não aconteça apenas comigo, mas também com uma grande parte da população brasileira.
SIM O LIVRO É MEU AMIGO!
Reconheço que os livros, a leitura e o conhecimento literatura, são de grande importância na construção do individuo em formação.
No entanto, sei que antes de qualquer ação tenho que me tornar uma leitora, para durante a pratica servir de exemplo aos meus alunos.
Formar leitores não é uma tarefa fácil, pois a leitura deve ser estimulada primeiramente no grupo familiar e em seguida pela escola.
Sem querer, mas já achando desculpas, minha família não possui o habito da leitura e a escola em relação ao estimulo deixou a desejar durante a minha formação, no entanto quero e preciso mudar.
Para fazer parte desse processo, preciso me tornar uma leitora assídua, podendo assim desafiar meus alunos a lerem e reconhecerem os gêneros de sua preferencia.
Acredito que a  leitura de títulos adequados a idade, despertam a magia, a curiosidade e são muito importantes, pois quando descobrimos o que gostamos de ler os livros se tornam os nossos MELHORES AMIGOS! 
RETRÔ

Ao começar a estudar a ludicidade e a educação, tive uma retrospectiva a minha infância, lembrei de como é bom aprender brincando e com prazer.
Acredito que jogar e brincar é uma forma de proporcionar um aprendizado com qualidade.
Durante as séries iniciais, foram utilizados durante a minha alfabetização vários jogos e brincadeiras com o objetivo de fixar conteúdo. O jogo "Lìngua do P", é um que eu adorava.
Acredito que o conhecimento construído através da ludicidade auxilia muito no desenvolvimento da aprendizagem, na minha ajudou e muito, até por que não tive a experiência de frequentar a EI.
Me transformando em criança por alguns segundos, descubro que o brinca é viver. Por isso a ludicidade se torna tão importante para a vida social,afetiva e cognitiva dos alunos.
 Não se esqueça de brincar

terça-feira, 29 de março de 2016

QUE POST COLOCAR NO MEU BLOG?

Muito legal, começar a pensar em como tornar o meu blog e suas postagens mais completas. E isso contando com a ajuda de colegas e professores, ou seja, leitores oficiais do meu blog.
Através de análises e discussões estamos criando estratégias para a cada dia melhorar o conteúdo das publicações.
Algumas sugestões já foram dadas e aos poucos pretendo ir as colocando em prática. Todas as postagens devem ter um conteúdo coerente e digno de leitura, conteúdo e estrutura, tudo pensado e escrito com muita criatividade. 
Ao entrar em meu blog acredito que vocês queiram saber sobre mim, minha existência e principalmente minhas experiências e aprendizagens, perante novos acontecimentos, vivencias e leituras.
Por isso é preciso concentração, teorias e exemplos para organizar nossos pensamentos e declarar com objetividade nossas idéias.
"A CASA GRANDE SURTA QUANDO A SENZALA APRENDE A LER." (autor desconhecido)

Esse novo ano se inicia com novos acontecimentos, principalmente fatos que irão marcar a história politica do Brasil.
A frase de Leonardo Avritzer, descreve bem o que é o nosso Brasil "é um país forte demais para conceder favores e fraco demais para estabelecer os limites entre o público e o privado."
Depois de assistir a aula Magna 2016/1, percebi que a educação vem se baseando em planos educacionais midiáticos, os quais temos pouco acesso, quando na verdade acredito que ela, a educação, reside em aspectos estruturais da cultura brasileira.
O início da formação de bons cidadãos precisa partir dos governantes, respeitando a origem de cada ser e valorizando a diversidade e os direitos da nação.
É por essas incoerências, na organização de estruturas fundamentais para o andamento do país, como a educação que a opinião pública se indigna e com razão.



VOLTA ÁS AULAS.
"A grande escola é o amor." (Juan Luis Lorda)
Ao dar boas vindas ao ano letivo de 2016, estou demonstrando a minha alegria ao retornar aos estudos, demonstrando a expectativa que tenho ao dar início  a um novo ano de aprendizagem.
O início do ano letivo nos traz um desafio, nos integrar a novos conhecimentos e atividades.
Sei que durante o ano terei alguns tropeços, no entanto a universidade nesses últimos 18 meses tem sido a minha segunda casa e por isso estou disposta para fazer dela um local de estudo, cada vez mais agradável.
No decorrer desses semestres, cresci e aprendi que a educação é um, ou melhor,o primeiro passo para um futuro melhor.
Já que não nasci pronta...
Bora com esforço e determinação buscar conhecimento!

Uhull! AcaboOuUUUUU O post de hoje não tem nenhum conteúdo importante e teórico para ser abordado, aliás, tem sim... a apresentaçã...